Os colaboradores da matriz se reuniram na manhã desta sexta-feira (5) para mais um Café & Comunicação promovido pelo departamento de Recursos Humanos. Neste mês, em reconhecimento ao ‘Setembro Amarelo’, o momento de confraternização serviu também para discutir a importância do diálogo e do apoio mútuo, promovendo conscientização e empatia no ambiente de trabalho.
Antes do tema principal, outras pautas também importantes foram compartilhadas com os colaboradores. Temas como segurança do trabalho, reforma tributária, balanço dos resultados e ações do departamento comercial focadas nesta reta final de 2025.
Dentro da programação de setembro, está prevista a realização do ‘Dia S’, focada em segurança do trabalho. Boas práticas no dia a dia, como utilizar o corrimão ao subir e descer escadas, podem evitar acidentes graves. Esta e outras dicas foram reforçadas pelo coordenador saúde e segurança, Alessandro Camilo.
As adaptações e adequações de todo o grupo Agrícola Alvorada diante da Reforma Tributária, em vigor a partir de 2026, foram explanadas pela Gerente de Controladoria, Patrícia Basso.
O balanço de performance e resultados no mês de julho e no acumulado do ano foi detalhado pelo diretor financeiro da Agrícola Alvorada, Leandro Wendt. Já o diretor comercial Marcelo Pires, pontuou a importância do foco na comercialização de insumos nesta etapa do ciclo de produção, após uma “safra de soja cheia e de milho muito boa”, destacou. A importância de operacionalizar bem neste ciclo, do ponto de vista da logística, desafios, fiscal, etc.
Conscientização
Já dentro do tema Setembro Amarelo, um pouco da história da campanha e algumas das mais importantes ações no cuidado com a saúde mental foram explanadas pela Gerente de Gestão de Pessoas, Carolina Araújo.
Ao longo deste mês, outras ações em alusão ao Setembro Amarelo estão programadas e deverão ser executadas pelo RH e equipe de Marketing da Agrícola Alvorada. Conteúdos informativos e de orientação sobre o tema estarão disponíveis a todos os colaborares das unidades matriz, filiais e Usina.
“Vamos juntos nessa jornada de conscientização?”, convida o RH. Com foco no autocuidado, já estão disponíveis a todos os colaboradores recursos na plataforma Wellz, que apoia a saúde integral dos colaboradores. Para incentivar os colaboradores à utilização da plataforma, todos os que realizarem o preenchimento de cadastro irão concorrer a brindes especiais.
Dados
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.
No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).
...
Você não está sozinho. Sempre há alguém disposto a ouvir e ajudar. Procure as redes de apoio especializadas em saúde mental, como o CVV, o Caps e os serviços da plataforma Wells. Sua vida é preciosa, e buscar ajuda é um ato de coragem e amor próprio.