A Alvorada Bioenergia foi destaque na 11ª edição do TECO Latin America, realizada em São Paulo nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. O diretor comercial da companhia, Marcelo Pires, apresentou a palestra “Estratégia de Originação para Biorefinarias”, trazendo uma visão sobre o papel do milho na consolidação da bioenergia no Brasil.
Pires destacou que a área plantada de milho cresce em média 6% ao ano e que, em 2025, o consumo do cereal destinado à produção de etanol tem previsão de alcançar 23 milhões de toneladas, cerca de 16% da safra nacional. Ele também ressaltou o ritmo acelerado de expansão do setor, que atualmente conta com 22 indústrias em operação, além de nove usinas em construção e outros 11 projetos em fase de implantação.
A própria Alvorada é um exemplo do aquecimento do setor. A biorefinaria será a primeira usina de etanol de milho do Araguaia, com previsão de entrar em operação ainda neste ano. Localizada em Canarana, a planta foi projetada para o máximo aproveitamento do cereal, fabricando também farelos (DDG e DDGS) e óleo de milho. A unidade terá capacidade anual para produzir 222 milhões de litros de etanol e reaproveitará a energia gerada no processo industrial para abastecimento próprio.
"A industrialização do milho fortalece a cadeia produtiva de grãos em Mato Grosso e contribui para a descarbonização da economia brasileira, ampliando a participação de fontes renováveis na matriz energética brasileira", pontua o diretor. Por outro lado, a oferta de farelos de milho fomenta a intensificação da pecuária mato-grossense. "Além disso, empreendimentos similares contribuem com a empregabilidade das comunidades. Somente a Alvorada Bioenergia vai gerar 300 empregos diretos e indiretos quando em funcionamento, sem contar os cerca de 1.500 postos de trabalho abertos durante as obras", enumerou Pires.
O TECO Latin America 2025 é um dos principais eventos de referência para a indústria de etanol de milho e grãos na América Latina, tendo reunido mais de 300 participantes. A programação somou 30 palestras, abordando temas como macroeconomia, sustentabilidade, valorização de coprodutos, inovação e as perspectivas de crescimento da bioenergia.