O Programa Geração de Demanda (GDA) da Agrícola Alvorada segue impulsionando carreiras e validando resultados obtidos a partir do acompanhamento personalizado, aplicação e comparação de desempenho e produtividade nas lavouras espalhadas por todo o estado. Soja, milho e outras culturas têm se beneficiado do projeto, que leva aos produtores rurais de Mato Grosso dados precisos, possibilitando aumento da rentabilidade.
Em parceria com as marcas Ihara, Base, Morgan, Forseed e Cropbio, apoiadoras e patrocinadoras do projeto, o programa GDA leva aos produtores rurais dados comparativos do desempenho e eficiência dos produtos indicados a cada etapa da produção, considerando a aplicabilidade em condições de clima e solo corretos, além da precisão na janela. Em áreas delimitadas pelos GDA junto aos produtores, o projeto pode ser desenvolvido e, a partir deste recorte, ampliado em escala.
No mais recente ciclo da soja, por exemplo, o programa GDA realizou o monitoramento de pragas, doenças e plantas daninhas e pôde avaliar a fertilidade e nutrição do solo e plantas, recomendando e posicionando as soluções mais adequadas a cada necessidade. Do pré-plantio à colheita, o estudo em campo observou o desempenho de produtos químicos, biológicos, fertilizantes, entre outros, sempre comparando os indicados pelos parceiros com o chamado “padrão fazenda” até então utilizado pelo produtor rural. Após a análise e acompanhamento do ciclo, os dados mais significativos relacionados à produtividade (sacas por hectare) foram compilados pelos GDA e apresentados a cada produtor, que, no final, decide pela adoção ou não destes produtos nos ciclos futuros.
Nos ciclos de outras culturas, como milho e gergelim, o programa GDA também levou aos produtores rurais a possibilidade de mensurar aumento na produtividade após a aplicação dos produtos indicados com base no acompanhamento in loco. O programa GDA já esteve presente em municípios como Cana Brava do Norte, Peixoto de Azevedo, Sinop, Tabaporã, Santa Carmem, Tesouro, Bom Jesus do Araguaia, Vila Rica, Água Boa, Nova Xavantina, Gaúcha do Norte, Canarana, Campo Verde, Santa Cruz do Xingu, Primavera do Leste, Itiquira, São Félix do Araguaia, Espigão do Leste, Querência, Matupá, Marcelândia, Alta Floresta e Carlinda.
Novas carreiras
O programa GDA também foi criado para impulsionar a carreira de profissionais recém-formados em Agronomia, os chamados no programa de ‘GDA’, que desejam fazer a diferença no campo. Todo o trabalho desenvolvido é acompanhado e orientado por profissionais experientes do próprio time da Agrícola Alvorada, repassando conhecimento prático e técnico aos agentes em formação.
O programa GDA oferece uma oportunidade de desenvolvimento e visa preparar os participantes para assumirem posições de destaque na Agrícola Alvorada e ampliar o networking, grande dificuldade de quem está em início de carreira. A iniciativa busca cultivar o futuro dos profissionais na área do agronegócio, especialmente nas diversas cidades de Mato Grosso onde a empresa atua.
O processo seletivo é dividido em duas etapas, incluindo o preenchimento de um formulário e o envio do currículo.