A nova turma de agrônomos do Programa Geração de Demanda da Agrícola Alvorada (GDA) já iniciou o trabalho, de olho no ciclo da soja neste segundo semestre de 2025. A primeira atividade dos novos membros do projeto foi um dia de treinamento e integração promovido pelas parceiras Ihara, BASE e PHC. Na próxima semana, será a vez da CropBio, também apoiadora e patrocinadora do programa, conduzir a capacitação. A turma é formada por 27 GDA.
A previsão de conclusão destes trabalhos é abril de 2026, após a colheita da soja e já no ciclo do milho em todo o Estado. A cada nova safra, a análise dos resultados do cultivo anterior será compartilhada com os fornecedores e time Agrícola Alvorada envolvidos com o projeto.
O programa GDA também foi criado para impulsionar a carreira de profissionais recém-formados em Agronomia, os chamados no programa de ‘GDA’, que desejam fazer a diferença no campo. Todo o trabalho desenvolvido é acompanhado e orientado por profissionais experientes do próprio time da Agrícola Alvorada, repassando conhecimento prático e técnico aos agentes em formação.
Em campo
O Programa GDA valida resultados obtidos a partir do acompanhamento personalizado, aplicação e comparação de desempenho e produtividade nas lavouras espalhadas por todo o estado. Soja, milho e outras culturas têm se beneficiado do projeto, que leva aos produtores rurais de Mato Grosso dados precisos, possibilitando aumento da rentabilidade.
Em parceria com as marcas Ihara, Base, Morgan, Forseed, PHC, TMF e Cropbio, apoiadoras e patrocinadoras do projeto, o programa GDA leva aos produtores rurais dados comparativos do desempenho e eficiência dos produtos indicados a cada etapa da produção, considerando a aplicabilidade em condições de clima e solo corretos, além da precisão na janela. Em áreas delimitadas pelos GDA junto aos produtores, o projeto pode ser desenvolvido e, a partir deste recorte, ampliado em escala.
A iniciativa oferece uma oportunidade de desenvolvimento e visa preparar os participantes para assumirem posições de destaque na Agrícola Alvorada e ampliar o networking, grande dificuldade de quem está em início de carreira. A iniciativa busca cultivar o futuro dos profissionais na área do agronegócio, especialmente nas diversas cidades de Mato Grosso onde a empresa atua.
O processo seletivo é dividido em duas etapas, incluindo o preenchimento de um formulário e o envio do currículo.